Doenças do Inverno

O inverno é uma estação que, além de trazer temperaturas mais baixas, também aumenta a incidência de algumas doenças. As condições climáticas e a tendência a permanecer em ambientes fechados contribuem para a disseminação de vírus e bactérias. Veja a seguir algumas das doenças mais comuns nesta estação:

Gripe e Resfriados:

  • São as doenças mais frequentes no inverno, causadas por diferentes tipos de vírus. Os sintomas incluem tosse, espirros, dor de garganta, coriza e, no caso da gripe, febre alta.

Pneumonia:

  • Esta infecção pulmonar pode ser causada por vírus ou bactérias e é mais comum em idosos e crianças. Os sintomas incluem febre, tosse produtiva e dificuldade para respirar.

Bronquite e Asma:

  • As condições do ar no inverno, especialmente o ar seco e frio, podem agravar problemas respiratórios crônicos como bronquite e asma, levando a crises e desconforto.

Rinite:

  • O uso de aquecedores e a menor circulação de ar em ambientes fechados podem intensificar os sintomas de rinite, como coriza, espirros e congestão nasal.

Infecções de Ouvido:

  • O aumento de infecções respiratórias também eleva o risco de infecções de ouvido, especialmente em crianças.

Sinusite:

  • A inflamação dos seios da face é mais comum no inverno e muitas vezes se desenvolve após um resfriado ou gripe. Os sintomas incluem dor de cabeça, congestão nasal e pressão no rosto.

Doenças Cardíacas:

  • O frio intenso pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de infartos e outras doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas já predispostas.

Prevenir é sempre melhor que remediar. Portanto, é importante tomar medidas como se vacinar contra a gripe, manter uma boa higiene das mãos e evitar ambientes muito aglomerados. Consultas médicas para diagnóstico e tratamento adequado também são fundamentais, por isso, ao sinal de qualquer sintoma procure um especialista.